A_marTuna

"A história da nossa mui nobre tuna"
“Aos dias 30 do mês de Outubro de 2006, sob o olhar da Berlenga, uma ilha toda ela rodeada por mar, á sombra de palmeiras, pela protecção das gaivotas, animais nocturnos e pelo canto do Deus Baco, eis que surge a A_marTuna., tuna mista da Escola Superior de Tecnologia do Mar.” A A_marTuna nasceu da união de vários alunos da instituição, rapazes e raparigas que partilhavam o mesmo sonho, o de reerguer o espírito académico que outrora existiu, e o de formar uma tuna que enobrecesse e levasse além fronteiras o bom-nome da sua escola, dando assim a conhecê-la. Partindo dos ideais, tais como companheirismo, dedicação, responsabilidade, espírito académico e acima de tudo muito amor pela música, a A_marTuna representa o que de melhor tem a vida académica, a instituição e a cidade a que pertence. Com poucos meses de existência, ou seja uma tuna “recém-nascida”, a A_marTuna teve a sua primeira actuação na III Mostra de Caminhos de Formação (GAPA) – Escola Secundária da Lourinhã. Constam também já no seu curriculum actuações tais como,a apresentação na tuna á comunidade estudantil no bar "citadelle" em Peniche, a participação no V Festival de tunas mistas de Coimbra “8 badaladas” no qual a A_marTuna ganhou o prémio de Tuna Mais Tuna, Noite de tunas da Semana Académica de Peniche e I Encontro de Tunas da cidade de Peniche, fazendo parte da organização deste em parceria com os B.V.Peniche, encontro a reverter para os mesmos. No seu reportório, esta tuna conta já com algumas músicas, originais e algumas adaptações, festas pela mesma. Confiante de que irá perpetuar a sua existência por Bons e Longos anos, a A_marTuna de tudo fará para que tal aconteça. Convictos do lema que querem seguir, os A_marTunos relembram que “ Há amar e mar….há beber e cantar” .

Há que pensar em tudo o que já completamos até hoje. Olhemos para trás e vejamos tudo o que nos deixaram os criadores da nossa formidável tuna. Olhemos agora para nós e pensemos, vamos dar a nossa motivação para todos aqueles que irão continuar o ardúo trabalho daqui para a frente e tentemos alcançar mais. Que ao final de alguns anos possamos ver e relembrar que fizemos tudo o que era certo e quem sabe se calhar, sentirmos o orgulho de subirmos ao palco como antigos tunantes, idependentemente de tudo o que passamos, olharmos de lá de cima, sentir o público, seja ele qual for e sentir que foi e é um orgulho aqui termos pertencido.

Nós que evoluimos, Gaivotas, Pescadores, Marinheiros e A_marTunos!

Nós seremos sempre a construção do futuro no presente em que a ela pertencemos!

Não se esqueçam, contamos com todos vocês lá fora, cantamos com vocês no coração e agora cantamos aqui mais perto de ti!

Até breve,

Saudações Tunescas!